SampaArt

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
Saiba Mais
Veja Também
Avenida São João

Em 1651, Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram aos poderes públicos um terreno para que pudessem progredir e desenvolver o movimento de São Paulo.

Na terra solicitada, havia uma fonte que alimentava os ribeiros, derivando de uma pequena bica que saía ali da rua do Seminário e da Ladeira de Santa Ifigênia. O córrego, um deles, era o Yacuba, também conhecido por muito tempo pelo nome de Guaçu.

Ali perto desembocava uma outra rua até hoje denominada rua Brigadeiro Tobias, cujo nome veio do fato de cerca de uns 60 mais ou menos, erguer-se um velho e enorme casarão de muitas janelas que pertenceu ao Brigadeiro Tobias e sua esposa.

O córrrego Yacuba, formado da fonte da Ladeira Santa Ifigênia, ia desaguar no hoje Anhangabaú, ligando-se à corrente d'água que saía do Tanque do Zuniga, atual Largo Paissandú.

Aquela abertura larga que hoje é a Praça Antonio Prado, era conhecida como Largo do Rosário, porque ali é que estava antes a antiga Igreja do Rosário que depois acabou sendo transferida para o Largo Paissandú onde hoje ainda se encontra e é o reduto dos homens pretos católicos.

Os trechos de rua que faziam esse aspecto da Piratininga (o fim da rua Santa Ifigênia, o resto da Rua Brigadeiro Tobias e depois o Largo do Correio que se misturava com o Beco dos Sapos, por cima do Anhangabaú) formaram posteriormente a nossa atual e bela Avenida São João.

Ali havia antigamente o teatro Politeama, considerado o centro da vida noturna, onde os boêmios se agrupavam para os espetáculos daquela geração. Em 1888, ali onde está o Correio havia um mercadinho. Porém nada mais havia depois do Largo Paissandú, a não ser a estrada que ia para a Freguesia do Ó. Esse bairro, junto com a e Pinheiros, é considerado um dos mais antigos.Acredita-se que a avenida recebeu esse nome por causa das festas populares que eram dedicadas à esse santo e eram realizadas nesse local.

Fonte: São Paulo de Antigamente - Manoel Vitor - Grafisyl Editora Gráfica Ltda

A cidade | Avenida Tiradentes | Avenida Paulista | Avenida Nove de Julho | Largo do Arouche | Vale do Anhangabaú

Google
© 2010 SampaArt