SampaArt
SampaArt - O Portal Memória da Cidade
Busca
Saiba Mais
Veja Também
BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuro

Empresários paulistas, ligados à exportação, ao comércio e à agricultura, criaram, em 26 de outubro de 1917, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo (BMSP). Primeira no Brasil a introduzir operações a termo, alcançou, ao longo dos anos, rica tradição na negociação de contratos agropecuários, particularmente café, boi gordo e algodão.

Em julho de 1985, surge a Bolsa Mercantil & de Futuros, a BM&F. Seus pregões começam a funcionar em 31 de janeiro de 1986.

Em pouco tempo, conquista posição invejável entre suas congêneres, ao oferecer à negociação produtos financeiros em diversas modalidades operacionais. Em 9 de maio de 1991, BM&F e BMSP resolvem fundir suas atividades, aliando a tradição de uma ao dinamismo da outra. Surge então a Bolsa de Mercadorias & Futuros, também com a sigla BM&F.

Em 30 de junho de 1997, ocorre nova fusão, agora com a Bolsa Brasileira de Futuros (BBF), fundada em 1983 e sediada no Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer o mercado nacional de commodities, consolidando a BM&F como o principal centro de negociação de derivativos do Mercosul.

Em 31 de janeiro de 2000, ao completar 14 anos de atividades e inaugurar novas e modernas instalações, a BM&F ingressa na Aliança Globex, formada pelas bolsas de Chicago (Chicago Mercantile Exchange), Paris (Euronext NV, ex-ParisBourse), Cingapura (Singapore Exchange-Derivatives Trading), Madri (MEFF – Mercado Oficial de Futuros y Opciones Financieros) e Montreal (Montreal Exchange) – cobrindo, portanto, os fusos horários das Américas do Norte e do Sul, da Europa e da Ásia. Para viabilizar a interligação eletrônica entre as bolsas aliadas, a BM&F adquire o sistema francês NSC. Por meio dele, os participantes de um mercado podem negociar os produtos oferecidos em outro, 24 horas por dia, com clearing individualizado.

Conteúdos relacionados:

BOVESPA | História de São Paulo | Fundação de São Paulo | Parque Trianon | Av Paulista | São Paulo Antiga

Google
© 2010 SampaArt