SampaArt
SampaArt - O Portal Memória da Cidade
Busca
Saiba Mais
Veja Também
Geografia e História da cidade de Nova York

A cidade de Nova York (em inglês, "New York City") está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água: Brooklyn e Queens, que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan e de Staten Island; e o Bronx, ao norte, ligado ao continente. Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.

A ilha de Manhattan, delimitada a oeste pelo Rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade. O plano urbano de Manhattan consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste. Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex., Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste). A "Broadway" é uma via pública que corta a ilha diagonalmente na direção de norte a sul.

Manhattan é tradicionalmente dividida em bairros, da seguinte maneira aproximada:

Downtown (Centro) – abaixo da Rua 1;
Village – entre as Ruas 1 e 14; dividido entre Greenwich Village (a oeste da Broadway) e East Village, a leste da Broadway;
Chelsea – entre as Ruas 14 e 34;
Midtown – entre as Ruas 34 e 59;
Upper West Side – entre as Ruas 59 e 110, a oeste da Quinta Avenida;
Upper East Side – entre as Ruas 59 e 110, a leste da Quinta Avenida;
Harlem – entre as Ruas 110 e 145;

A área composta pelas ruas acima da 145 não possui designação especial.
Antes da chegada dos europeus, a área onde está localizada atualmente a cidade de Nova York era ocupada por índios algonquinos. Em 1524, o explorador florentino Giovanni di Verrazano descobriu a baía de Nova York. Em 1609, o explorador inglês Henry Hudson subiu o rio que hoje tem o seu nome. Em 1625, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais comprou a ilha de Manhattan (segundo a tradição, por bugingangas equivalentes a 24 dólares) dos índios e estabeleceu a cidade de Nova Amsterdam ("New Amsterdam"), que foi capturada posteriormente pelos ingleses em 1664 e renomeada em homenagem ao Duque de York. A cidade de Nova York foi capital americana entre 1789 e 1790. Em meados do século XIX, a cidade tornou-se o maior porto de imigração do país, o que parcialmente explica a diversidade étnica atual.

Em 1898, o legislativo estadual criou a Grande Nova York, com os cinco distritos mencionados acima. Hoje, Nova York é a maior cidade dos EUA, com 8.008.278 habitantes (U.S. Bureau of the Census, 2000). A cidade é o maior centro financeiro mundial e um dos melhores lugares do planeta em termos de entretenimento e artes, recebendo anualmente mais de 38 milhões de visitantes (2000), inclusive brasileiros (foram 150.000, segundo dados de 1999, em 7º lugar na lista de nacionalidades que mais visitam a cidade). Nova York também é a sede da Organização das Nações Unidas. Veja mais dados abaixo:

População da cidade - 8.008.278 (2000)
População da área metropolitana - 11.685.650 (2000)
Superfície municipal - 946 km²
Densidade demográfica - 8.465 pessoas por km²
Altitude - Nível do mar

Segundo algumas fontes, o termo "Big Apple" (ou "Grande Maçã"), apelido da cidade de Nova York, teria sido originalmente usado nos anos 20 e 30 por músicos de jazz que diziam haver "muitas maçãs na árvore do sucesso, mas quando se escolhe a cidade de Nova York você escolhe A grande maçã". Há outras versões, envolvendo desde clubes de jazz até corrida de cavalos.

Conteúdos relacionados:

Galeria de Imagens | Greenwich Village | East Village | Manhattan | Buenos Aires | Inglaterra

Google
© 2010 SampaArt