Destaques

Imprensa

SampaArt na imprensa

Site celebra 10 anos com exposição na internet

Materia - Destak

Retratos de personalidades e pessoas comuns se cruzam nas salas virtuais do site www.sampa.art.br, que completa uma década no ar com a exposição virtual Retratos da Nossa História. [www.sampa.art.br/retratos/]

Cerca de 200 fotos, realizadas entre as décadas de 1970 e 1990, estão distribuídas em cinco salas, que estampam os rostos de políticos como os presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e também artistas como Chico Buarque e Elis Regina ainda em início de carreira.

27 de Abril de 2009


Fausto Ivan abre exposição fotográfica on-line

Numa iniciativa de caráter educacional, repórter-fotográfico criou site com 300 flashes de cidades como São Paulo, Bahia, Nova York, Paris e Londres, que podem ser ‘baixadas’ de graça.

Fotografia e educação é o binômio da vida de Fausto Ivan. Repórter fotográfico há mais de 30 anos — tendo trabalhado, no Brasil, para as revistas Realidade, Veja e Vogue e, nos Estados Unidos, para a Time, entre tantos outros freelances comuns na profissão—, ele nunca desviou o foco de sim atenção da 1iri Fotográfica e pedagógica.

Não sem tempo, Ivan criou um site na Internet (www.sampa.art.br) para deixar disponível, gratuitamente, acervo de mais de 300 imagens. Material que não caberia em exposição alguma. A perspectiva de Ivan é ainda mais otimista. “Até o dia 21 de abril, pretendo disponibilizar 500 fotografias; seria a minha homenagem ao descobrimento do Brasil”, comenta “A partir daí, o site crescerá ao ritmo de São Paulo”, acrescenta.

São fotografias de Nova York, Londres, Paris, Bahia e São Paulo (capital e litoral). “Um professor pode dar um download em algumas imagens de uma exposição do Masp, por exemplo, e levá-las para uma aula; assim, facilitaria na hora de comentar sobre o artista e o movimento em que se insere”, analisa. “Uma aula a custo zero”, define.

Essa é uma das múltiplas possibilidades para quebrar o marasmo de que tanto reclamam os alunos nas salas de aula. Mas não são apenas as instituições de ensino as beneficiadas com o site. Agências de publicidade podem utilizar imagens para suas campanhas; revistas especializadas em turismo, entre outras mídias podem reproduzi-las em suas páginas. E, no rodapé de cada página, o usuário não se depara com a comumente inscrição de “todos os direitos reservados”. O design do site é assinado por Suzana Lunardelli.

Para que as páginas não demorem horas e horas para carregar, a resolução das imagens não é muito alta. Ivan reconhece que essa é ainda uma “limitação técnica”. Em outras palavras, um entrave para o interesse que Ivan tem com seu banco de imagens.

Sampa.art é uma escola de fotografia. É assim que define, com modéstia, Ivan. “Sempre tive preocupação de trabalhar a fotografia como uma linguagem, como uma forma de expressão”, diz. Parece óbvio. Nem tanto. Quantos não são os artistas que se expressam por puro ego? O site não é uma vitrine do trabalho de Ivan. Pelo menos, não apenas isso. Outros fotógrafos, entre eles Paulo Leite, já entraram em contato com ele, interessados em ceder suas imagens para o site. O site se tomaria de conteúdo eclético. De linguagens diferenciadas.

No mundo real ou virtual, nada se faz sem dinheiro. Ivan criou o site para poder “respirar fotografia 24 horas por dia”. Mantê-lo depende de publicidade e, assim, ele pretende abrir, nos próximos tempos, espaço para anúncios, que se relacionem com a temática.

Estado de São Paulo - Caderno 2 - 08 de fevereiro de 2000


Mostra Virtual reúne 300 imagens

Fausto Ivan disponibilizou na web trabalhos feitos no Brasil e também no exterior.


Uma exposição virtual com 300 imagens realizadas pelo repórter fotográfico Fausto Ivan está disponível na web (www.sampa.art.br). Há cerca de um ano, suas fotos podem ser usa das, gratuitamente, para qualquer finalidade. São trabalhos realizados ao longo de sua carreira, que ilustram, de maneira bem pessoal, diversos lugares do Brasil, como São Paulo e Bahia, e do exterior, como Nova York, Paris e Londres. “Às vezes viajo ou até mesmo saio pelas ruas em busca de fotografias que tragam uma linguagem que expresse meus sentimentos momentâneos. Enfim, fotos que busquem a beleza”, explica o fotógrafo.

A idéia surgiu quando Fausto Ivan deu conta do acervo que tinha nas mãos, e escolheu a Internet, como define, por ser um instrumento “democrático”, onde qualquer um pode acessá-la de qualquer lugar do mundo. “Achei a Internet o melhor meio de distribuir esse conheci mento”, afirma o fotógrafo. Até o dia 21 de abril, aniversário do descobri mento do Brasil, Ivan pretende disponibilizar 500 imagens no site. Segundo ele, essa seria sua homenagem ao País. Na semana passada, Ivan colocou mais 20 fotos no site. As fotografias são da última Bienal de Arquitetura, no Pavilhão da Bienal, encerrada no último dia 6. Ele pretende manter o site abrindo espaço publicitário.

As imagens permitem o download gratuito para qualquer finalidade. “Um professor pode pegar uma foto de um trabalho do Brecheret, por exemplo, e dar uma aula ilustrada sobre o escultor. Assim, facilitaria na hora de comentar a vida do artista e a qual movimento pertenceu”, explica Ivan. “Não são apenas as instituições de ensino que se beneficiam com o site. Agências de publicidade, jornais, revistas especializadas em turismo ou qualquer outro meio de comunicação podem utilizar minhas imagens para uma campanha ou ilustrar uma reportagem”.Ele afirma também que é importante que o Brasil disponha de um banco de imagens para divulgar o turismo. “Tenho conhecimento que o site foi acessado até no Azerbaijão”, conta orgulhoso Ivan.

Ele reconhece que o site ainda não está do jeito que ele pretende deixar. “A resolução das fotos ainda não é muito boa. Mas isso tem uma explicação, para que as páginas não demorem horas para carregar”.O design gráfico é de Suzana Lunardelli. Cada link acessado vem acompanhado de uma música. No de São Paulo, por exemplo, toca Sampa, de Caetano Veloso. “Procurei tirar o texto e aliar o ótimo trabalho gráfico da Suzana com minhas fotos. Foi uma forma que encontrei de estimular o gosto pela imagem”, completou Ivan.

Linguagem associada à educação

Repórter fotográfico há mais de 30 anos, Fausto Ivan sempre procurou explorar a linguagem fotográfica e associá-la à educação. Trabalhou nas principais revistas brasileiras, entre elas Realidade, Vogue e Veja. Ele esteve entre os fundadores de Veja, em 1968. Nos Estados Unidos, fotografou também para a respeitada revista Time.

Para os inúmeros trabalhos como freelancer que realizou ao longo de sua carreira morou em Paris, na década de 70. Na ocasião, ainda trabalhava como fotógrafo de Veja.

Com essa experiência internacional, trouxe fotos de Nova York, Londres e Paris. Nas viagens que fez pelo Brasil, sem dúvida nenhuma, o lugar preferido de Ivan é a Bahia. De lá trouxe fotos de Salvador, Caraíva e Praia do Forte. “A luz de lá é uma das melhores do mundo para fotografar”, explica 1van.
Um dos seus próximos projetos é escrever um livro sobre o lugar que, segundo ele, ainda tem muito que crescer. “E triste que lugares tão bonitos, como algumas cidades da Bahia, sejam tão miseráveis”, lamenta.

Em São Paulo, retratou alguns cartões-postais: Avenida Paulista, antigo prédio do Correio e Parque Ibirapuera, que também deve render um livro. Ivan é conhecido também por cobrir as eleições mais recentes. Ele deve colocar no site fotos de Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Fernando Collor. Leonardo Calvano de São Paulo

Serviço: www.sampa.art.br

Gazeta Mercantil – Fotografia – 14 de fevereiro de 2000


Portal divulga patrimônio cultural da cidade

O jornalista Fausto Ivan reuniu em seu site registros de pontos históricos da Capital

Pensando em utilizar a experiência adquirida em sua vida de fotógrafo, o jornalista Fausto Ivan, 60 anos, lançou na Internet um portal que divulga todo o patrimônio cultural da cidade. Trata-se do www.sampa.art.br, endereço onde os navegantes poderão encontrar imagens e informações dos principais prédios históricos do Centro, como o Edifício dos Correios, Teatro Municipal, Pátio do Colégio, além de biografias de artistas famosos, como Ramos de Azevedo, Oscar Niemeyer, Galileo Emendabili, Victor Brecheret, entre outros.

Fausto, que na longa trajetória desenvolveu trabalhos importantes no País e no Exterior, e registrou períodos decisivos da história brasileira que vão desde a ditadura militar até a reestruturação da democracia. “Lembro que fotografei Franco Montoro e Tancredo Neves para um outdoor com os dizeres: ‘São Paulo Lançou, Brasil Apoiou’, com a intenção de demonstrar o interesse da cidade em participar daquele processo”, recorda o fotógrafo, que foi autor da primeira foto de Lula na revista americana “Time”, e participou da criação da revista “Veja” (editora Abril).

A idéia do portal veio após o primeiro projeto, que seria o lançamento de um livro. “Como São Paulo possui um rico acervo em bens culturais, decidi aproveitar as facilidades da Internet, da linguagem digital, para canalizar de maneira eficiente e rápida todas as informações”, disse. O trabalho, que demorou quatro anos, conseguiu reunir mais de 500 fotos. As im gens podem ser usadas como cartões postais que permitem ainda adicionar fundo musical.

Em fase de divulgação, o site já recebeu estímulo de instituições como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pedidos da Anhembi Turismo e Eventos para incluir seu endereço nos materiais de promoção e divulgação da cidade. Parcerias como a realizada com o Metrô News fazem parte do programa que o site vem desenvolvendo para atrair empresas que queiram associar sua imagem a um portal, cuja prestação de serviço é gratuita e visa à difusão e divulgação do rico patrimônio paulistano.

O sonho do fotógrafo é que seu trabalho sirva de apoio didático para escolas, principalmente as do interior, que não precisarão deslocar seus alunos até a Capital para ter acesso ao conjunto de informações históricas. Até quarta-feira passada, o site continha 507 fotos e cartões postais, 234 páginas com textos in formativos e 46 páginas de serviços.

Metrô News – 01 de outubro de 2001. Leonardo Raposo

AddThis Social Bookmark Button