Destaques

Dos prováveis candidatos à presidência da república em 2018. Qual é o de sua preferência?

Parque da Aclimação


O parque da Aclimação foi originado do "Jardim da Aclimação", inspirado em logradouro de Paris e implantado por iniciativa privada de Carlos José Botelho. Antes o local servia para a "aclimatação", temporária, do gado trazido da Holanda. A inauguração ocorreu em 16 de setembro de 1939 e tombado pelo CONDEPHAAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico, através da Resolução nº 042, de 5 de outubro de 1986, Processo nº 26.832/86, sendo o uso regulamentado pela Portaria nº 027/DEPAVE/78. O parque também é tombado "ex-offício" pela Resolução nº 05, de 5 de abril de 1991, pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Central e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Box - Carlos José Botelho – Médico nascido em Piracicaba em 1855 e falecido em São Paulo, em 1947, foi o primeiro diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, onde foi o responsável pelo início da imigração japonesa no Brasil. Homem de larga visão, defendeu a diversificação da lavoura e o incentivo da pecuária no alge da monocultura cafeeira e construiu a Escola Agrícola Prática "Luiz de Queiroz", em Piracicaba. Quando estudava em Paris conheceu o "Jardin d'Acclimation", que incluía zoológico, criação e aclimatação de espécies exóticas, reprodução, seleção e hibridação de animais; voltando ao Brasil, comprou as terras do Sítio do Tapanhoin "além da Liberdade e da Glória", transformando-o em granja leiteira, parque de diversões e zoológico. Nascia assim o "Jardim da Aclimação".

Área 
O parque tem uma área de 118.787 m2, dos quais 65.856 m2 são vegetação implantada; 120 m2 de pisos permeáveis; 18.110m2 de pisos impermeáveis; 33.380 m2 de lago e 1.321 m2 de edificações.

Flora 
O destaque é o extenso eucaliptal, tombado pelo COMPRESP, que ocupa boa parte da área do parque. Há ainda algumas espécies exóticas introduzidas, como chorão, figueira-benjamim e falsa-seringueira, e outras nativas, como araribá-rosa, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa.

Fauna 
Predominam no parque as aves aquáticas, como socó-dorminhoco, biguá e martim-pescador. É possível ainda avistar aves migratórias como o marreco ananaí e o irerê. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferido pelos bandos de periquitos verdes que habitam o parque. Há, ainda, no lago peixes como tilápias, carpa coloridas e carpa-de-espelho. Com sorte pode-se avistar um gambá-de-orelha-preta, única espécie de mamífero a viver no parque.

Infra-estrutura 
6 entradas para o público; concha acústica; áreas de descanso; bebedouros; bicicletário para 15 vagas; 6 churrasqueiras; 40 lixeiras; 49 bancos; 9 mesas-bancos; 3 quiosques; 3 sanitários; comedouros para pássaros no Recanto do Saci;

Lazer 
Aparelhos de ginástica; campo de bocha com 403 m2; campo de futebol com arquibancada; campo de malha com 172 m2; 7 mesas para jogos, localizadas no Recanto do Saci(5); pista de cooper com 1.500 metros; playground; 3 tanques de areia; trilha de 136 metros;

Paisagem
Lago, espelho d´água no Jardim Japonês; viveiro de animais com 4 m2; viveiro de mudas com 108 m2.

Endereço 
Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h
Contato: (11) 3208-4042

São Paulo Antigamente | Fundação da Cidade de São Paulo | História de São Paulo | José de Anchieta | Manoel da Nóbrega | Tamanduateí Anhangabaú Largo São Francisco | Paissandú Largo | Praça da Sé |Praça da República | Praça Ramos de Azevedo | Praça Patriarca


AddThis Social Bookmark Button