SampaArt
[www.virtualgaleria.com.br]
Busca
Saiba Mais
Veja Também
Parque Cidade de Toronto




Nome Anterior: City América - Data de inauguração 01.07.1992

Histórico
Inaugurado em 01/07/92, em uma área remanescente do loteamento "City América", o parque nasceu de um programa de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, que tinha como objetivo propiciar o aprimoramento profissional, consultoria e a transferência de "know-how" entre os técnicos das duas cidades. O lago, que ocupa grande parte do parque, Este parque é também fruto de uma reivindicação da população local, que há muito vinha solicitando sua construção para evitar os constantes acidentes que ocorriam no lago, e que era procurado como uma forma de lazer na região. Foi esse mesmo lago, uma característica comum na paisagem canadense, o que motivou a escolha do local para o intercâmbio entre as duas prefeituras. Box- Entre os equipamentos mais procurados do parque estão o playground e a wading-pool, localizados lado-a-lado, o primeiro possui um conjunto de brinquedos típicos dos parques canadenses.

Área
O parque tem um total de 109.100 m2, distribuídos em: 103.700 m2 de área interna ao gradil, 5400 m2 de calçadas externas, 26.250 m2 de vegetação natural e implantada, 3300 pisos permeáveis, 5.600 m2 pisos impermeáveis.

Flora
O parque foi objeto de um projeto de recuperação de áreas degradadas, através da implantação de 120 espécies de árvores nativas que tinham como função proporcionar a proteção de encostas contra erosão, reduzir o assoreamento do lago, melhorar a qualidade da água, proteger as nascentes e preservar e enriquecer o ecossistema local. Assim, plantou-se espécies nativas encontradas às margens de bacias hidrográficas para formação de mata ciliar; plantas aquáticas, também preferencialmente nativas; e outras árvores distribuídas de maneira esparsa para possibilitar sombreamento em locais de pic-nic, passeios e estares. Marcando o convênio Brasil-Canadá foi implantado um bosque de coníferas características da paisagem canadense.

Fauna
Boa parte do parque é formada por brejos e pelo lago, por essa razão há a presença de uma fauna de habitat e hábitos típicos desses ecossistemas. No brejo os animais encontram abrigo, alimentação abundante e locais privilegiados para a construção de ninhos protegidos de predadores. Assim, vivem nessas áreas do parque frango-d'água, martim-pescador-grande, socó-dorminhoco, biguá, garça-branca-grande, preá, cobra-d'água e jararaquinha-do-campo.

Infra-estrutura
Palco; bicicletário para 8 vagas; 8 churrasqueiras; quiosque, vestiário masculino e feminino; 2 sanitários, 6 bebedouros; 14 lixeiras; 13 mesas; 26 bancos.

Lazer
5 aparelhos de ginástica; pista de cooper com 2840 metros; playground; 2 quadras poliesportivas; tanque de areia. Atualmente a pesca está proibida.

Paisagem
córrego, espelho d´água, lago, nascente.

Endereço

Av. Cardeal Mota, 84 - City América/Pirituba - CEP: 05101-240
Fone/Fax (0xx11)3834-2176
Horário de Funcionamento: Das 6h às 18h

Fotos: Picasa - Noeli

Conteúdos relacionados:

Jardim Botânico | Jardim da Luz | Villa Lobos | Ibirapuera | Independência | Aclimação | Burle Marx | Parque do Carmo | Parques da cidade de São Paulo | Parque Dom Pedro | Parque do Guarapiranga | Parque do Piqueri | Siqueira Campos

Google
© 2010 SampaArt